segunda-feira, 5 de novembro de 2012

5 de Novembro:Dia do Técnico Agrícola


5 de Novembro:Dia do Técnico Agrícola

Ao longo dos anos o Brasil tem se tornado uma grande Nação, graças a efetiva participação da produção agropecuária na economia do país, através do trabalho árduo e cotidiano dos produtores rurais e agricultores familiares, transformando o País no maior produtor de alimentos do mundo. O bom momento que passa a economia tem levado as autoridades à reflexão da falta de investimento no Ensino Técnico Agrícola, pois esta formação é um diferencial no ingresso no mercado de trabalho de milhares de jovens brasileiros.
Passados mais de 100 anos da primeira turma de profissionais da Escola Técnica de Agricultura de Viamão-RS, anualmente passam pelos mais diversos estabelecimentos de Ensino Agrícola em busca de capacitação profissional, e dai seguem para o mercado de trabalho para prestar assistência técnica ao homem do campo.
Comemoramos o Dia do Técnico Agrícola em 5 de Novembro, em memória a data histórica da criação da nossa profissão pelo Presidente da República, Artur da Costa e Silva, com a sanção da histórica da Lei 5.524, do ano de 1968.
Nesse contexto, a FENATA e suas filiadas, Sindicatos e Associações, de todo o País, tem lutado de forma obstinada pela valorização do Técnico Agrícola, através da aplicação da  Legislação Profissional, Decretos 90.922/85 e 4.560/02 que são a continuidade da Lei 5.524/68, garantindo-nos inúmeras atribuições para o pleno exercício profissional.
Enquanto alguns profissionais de nível superior perseguem os Técnicos Agrícolas e buscam através da intervenção do CONFEA e CREAs, na tentativa de engessar nossas atividades profissionais, isto nos fortalece ainda mais na luta pelo espaço do mercado e continuaremos a cumprir a nossa missão em favor da agropecuária em todo o país.
Com a força do nosso maior patrimônio – credibilidade política e profissional – que alcança todos os segmentos da agropecuária brasileira, continuaremos a levantar a bandeira da valorização da profissão, por salários mais justos e oportunidades de emprego, como pilares fundamentais para construir uma nação desenvolvida.
Neste 5 de Novembro queremos homenagear a todos os Técnicos Agrícolas,  que nas mais variadas Empresas do mercado de trabalho, onde exercem inúmeras funções e atribuições profissionais.
Nesta oportunidade, conclamamos todos os Colegas para a permanente busca de ampliação do conhecimento, objetivando a conquista de novos espaços e garantindo desta forma os avanços no mercado de trabalho.  
Mais do que nunca é necessário reafirmar os avanços da categoria e os apoios recebidos da sociedade, dos políticos, do poder publico e da iniciativa privada. Por todas estas razões, os técnicos agrícolas tem muito a comemorar neste 5 de Novembro.

                                                                                                                           5 de novembro de 2012.

                                                                                                                                      Téc. Agr. Mário Limberger
                                                                                                                                         Presidente da FENATA

Nenhum comentário:

Postar um comentário