Em diversos momentos da nossa vida social nos deparamos com questionários em que uma pergunta é imprescindivel: qual sua profissão?
Esta indagação está presente no momento de preencher cadastro no médico, na inscrição do curso para expedir a carteira de habilitação e até no registro de candidatura a cargos eleitovos (vereador, prefeito, deputado, etc...)
Muitos Técnicos Agrícolas, por diversos motivos, acabam neste momento confundindo a profissão com a função, ou até mesmo citando uma profissão que não tem nenhuma relação a nossa categoria profissional.
Alguns desconhecendo a história de sua categoria profissional propaga a comemoração do Dia do Técnico Agrícola em 23 de Setembro, data que não é aceita pelo Movimento Nacional.
Não poderia haver data mais significativa para comemorar o Dia do Técnico Agrícola senão 5 de novembro, pois neste dia no ano de 1968 o presidente Costa e Silva sancionava a Lei 5.524 que instituiu a nossa profissão.
Para relembrar esta data ímpar na nossa jornada profissional todos os anos de Norte a Sul do Brasil os Técnicos Agrícolas se reúnem para comemorar o seu Dia.
Este ano a Câmara dos Deputados aprovou o Dia do Técnico Agrícola como mais um reconhecimento do legislativo a nossa tarefa cotidiana pelo desenvolvimento da Nação; também em vários Estados da Federação já foram sancionadas Leis que reconhecem o 5 de novembro como Dia do Técnico Agrícola, entre eles o Rio Grande do Sul e o Paraná.
Em Parelhas, cidade na região do Seridó do Rio Grande do Norte, um vereador e Técnico Agrícola, numa atitude elogiável propôs que a Câmara Municipal aprovasse o Dia do Técnico Agrícola, fato que deve ser exemplo para todas as cidades do país.
Neste longo percurso trilhado até aqui o Técnico Agrícola, nas suas diversas modalidades, têm contribuído de forma decisiva na construção de um país forte cujo peso da produção agropecuária o torna líder na economia global.
Mas, além das questões macro o Técnico Agrícola é o profissional que está presente nos mais distantes rincões do Brasil, naquelas comunidades de agricultores tradionais mais isoladas prestando o serviço de asssitência técnica e extensão rural, nas florestas com os seringueiros, nas comunidades quilombolas, nos aldeias indigenas, e onde houver necessidade de desenvolver de forma sustentável a agropecuária.
Embora muitas vezes massacrada por seus empregadores com salários baixos, falta de equipamentos para desempenhar suas funções, e até a negação da sua profissão na carteira profissional, apesar disso temos muito a comemorar.
Somos a profissão que mais adquiriu direitos nos últimos anos e superamos um “destino” que nos era reservado pela história: ser meros coadjuvantes de profissionais de nível superior.
Mas, ainda temos muito caminho a percorrer, alcançar novos objetivos e ajudarmos nossa Nação a ser forte, produzir alimentos para a humanidade e ter paz no campo.
Por tudo isso meu caro Técnico Agrícola nós lhe desejamos que esse dia seja de reflexão por tudo que você faz pelo país e o futuro brilhante que nos aguarda.
Feliz Dia do Técnico Agrícola.
Campina Grande, 5 de Novembro de 2012.
Téc. Agr. Gustavo José Barbosa
Presidente do SINTAG-PB e Diretor da FENATA
Nenhum comentário:
Postar um comentário