domingo, 22 de julho de 2012

60 Anos do Técnico Agrícola Mário Limberger



A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”
Aristótales.

A pequena cidade de Arroio do Tigre localizada na Região Centro Oriental do Rio Grande do Sul assistiu no dia 22 de julho de 1952 o nascimento de um guri, descendente de alemão, que viria ao mundo para exercer um notável papel na produção agrícola do nosso país. Nesta data nascia Mário Limberger que inspirado na militância política e sindical de seu pai ingressa ainda jovem na Escola Agrotécnica de Sertão recebendo o título de Técnico Agrícola.

Mas o que dizer daquela profissão que em pleno período da ditadura militar estava apagada do contexto de luta da sociedade, isto porque quando Mário Limberger começa a trabalhar nas lavouras de fumo na década de 1970 o país passava por uma fase de perseguição aos opositores do sisitema e não era possível avançar nas organizações sociais.

Não obstante o jovem gaúcho não temeu enfrentar o poder e logo se articular com a velha guarda que havia fundado em 1941 a Associação dos Técnicos Rurais do Rio Grande do Sul – ATR para retomar a lutar  por dignidade para centenas de profissionais que eram diuturanmente massacrados pelo Sistema CONFEA/CREA e por alguns Engenheiros Agrônomos.

Logo após a fundação da Associação, agora Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul – ATARGS, Mário lidera a luta pela regulamentação profissional conseguindo tal feita em 1985, e enfrenta com ousadia os ataques dos Sistema CONFEA/CREA que naquela época alegava que o nosso Decreto 90.922 era inconstitucional, foi uma grande vitória para os Técnicos Agrícolas que deixavam de ser meros coadjuvantes no mercado de trabalho.

O jovem Mário Limberger militante por toda a vida do MDB e logo em seguida do PMDB foi eleito deputado estadual aos 34 anos de idade representanto com maestria o povo do Rio Grande do Sul e os Técnicos Agrícolas que foram os maiores responsáveis pela sua vitória.

Não obstante o  deputado estadual constituinte não esquece das necessidades da nossa profissão daquela época, e consegue nos fins da década de 1980 o enquadramento do Técnico Agrícola como Profissional Liberal e logo em seguida a primeira carta sindical, que era a autorização do Governo Federal para que nos organizassemos em Sindicatos.

Neste período  Limberger junto com colegas de outros Estados da Federação fundam a Federação Nacional dos Técnicos Agrícola – FENATA que por mérito tem sido reconduzido a presidencia por sucessivos mandatos.
Ao lado presidente da República João B. Figueiredo

A luta pelo Conselho Próprio, pelo Decreto 4.560/2002, fundação de Sindicatos e Associações em todo o país, e acima de tudo a confiança no Técnico Agrícola tem sido a marca do nosso presidente Mário Limberger.

Poderíamos afirmar sem vacilos que grande parte do que somos hoje enquanto categoria profisional devemos a Mário Limberger que dedicou os melhores anos de sua vida aos Técnicos Agrícolas, sempre com o apoio incondicional de sua esposa e filhos que compreendem a importância de doar a vida por esta causa, porque ela é maior que todos os sacrifícios.

Neste dia 22 de julho de 2012 pedimos a Deus que conceda muitos graças na vida do nosso colega Mário Limberger e que ele possa viver muitos anos contribuindo com a nossa Profissão e consequentemente com a agricultura brasileira, e como ele nós também acreditamos no Técnico Agrícola.

Feliz Aniversário Mário Limberger!

Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado da Paraíba – SINTAG-PB

Associação Profissional dos Técnicos Agrícolas do Estado da Paraíba - APTA-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário