sábado, 13 de novembro de 2010
Artigo do presidente do SINTEAPR
Os profissionais Técnicos Agrícolas comemoram no dia 05 de novembro o Dia do Técnico Agrícola que foi criado em alusão a Lei n. 5.524/68, que regulamenta a profissão em suas diversas modalidades.
A história dos profissionais técnicos agrícolas iniciou-se com a formação na Escola de Viamão – Rio Grande do Sul, quando segundo a história, 30 técnicos agrícolas matricularam-se no ano de 1911 na Escola Estadual Técnica de Agricultura e formaram-se oito técnicos rurais em 1913.
No próximo ano os técnicos agrícolas do Paraná e Brasil comemorarão em todo país 100 anos de profissão. Serão várias atividades durante o ano do centenário, culminando com a comemoração oficial no III Congresso Nacional de Técnicos Agrícolas a ser realizado em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, de 26 de julho a 01 de agosto de 2011.
Nestes 100 anos de profissão a categoria passou por importantes eventos tais como: criação da primeira associação dos técnicos rurais em 1941; Lei do Exercício da profissão de técnicos em 1968; Decreto 90.922 em 1985 regulamentando a profissão, enquadramento sindical como profissional liberal em 1987, através da Portaria 3164; constitucionalidade do Decreto no Supremo Tribunal Federal; Decreto 4560 complementando e atualizando as atribuições dos técnicos agrícolas e ações judiciais importantes contra o CREA’s/CONFEA que tentam cercear o direito dos técnicos agrícolas.
Os Técnicos Agrícolas conquistaram seu espaço no competitivo setor público e privado, atuando em diversos segmentos do setor agropecuário do Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (EMBRAPA); No Ministério do Desenvolvimento Agrário. No Governo do Estado, os Técnicos Agrícolas também estão presentes nos mais diversos segmentos relacionados com a profissão, além de marcarem expressiva atuação nas Prefeitura Municipais. No setor privado atuam em cooperativas agropecuárias, comércio de insumos, consultorias, autônomos ou mesmo como produtor rural, pois são profissionais de grande importância na produção de alimentos com qualidade, garantindo a proteção ao meio ambiente e contribuindo com a segurança alimentar de toda a população.
Os Técnicos Agrícolas em suas diversas modalidades, são responsáveis por 70% da assistência técnica junto ao produtor rural e suas famílias, merecem o reconhecimento pela contribuição com o desenvolvimento na agricultura do Brasil há 100 anos. Parabéns.
Gilmar Zachi Clavisso
Diretor Presidente do SINTEA PR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário