segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Um debate sobre as Centrais Sindicais


No boletim anterior escrevemos sobre as entidades representativas da classe trabalhadora brasileira que está formada por sindicato, federação, confederação e central sindical.
A entidade de base das categorias profissionais é o sindicato e logo em seguida os sócios decidem em assembléia a filiação ou não as três entidades seguintes.
As centrais sindicais são entidades que remontam o período da ditadura militar, porém até 2008 eram clandestinas, ou seja, não possuíam registro e código sindical do Governo Federal.
Hoje a grande campanha das Centrais é pela filiação dos Sindicatos de base das mesmas, visto que o repasse da Contribuição Sindical vem destes organismos.
Desde 2007 a FENATA aderiu a central Força Sindical e tem recomendado seus Sindicatos a fazer o mesmo.
Durante o II Encontro Estadual dos Técnicos Agrícolas do RN haverá o painel “Movimento Sindical no Século XXI” que contará com a presença de três líderes sindicais do Estado: José Antônio, presidente da Força Sindical/RN, Alexandre Guedes, membro da Executiva Estadual da CONLUTAS/RN e Santino Arruda, da Intersindical.
É importante que os filiados acompanhem atentos este debate para que haja uma interação entre o SINTARN e a Central Sindical filiada na defesa dos interesses da nossa categoria profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário